Tratamento para Calvície

Existem vários tipos de tratamentos clínicos. Esses tratamentos devem ser indicados e acompanhados por médico pois, além de existir efeitos colaterais, há controles clínicos e laboratoriais para a segurança do paciente.

Finasterida

A Finasterida é uma medicação em forma de comprimido, dose de 1mg, utilizada 1 vez ao dia. Só pode ser utilizadas no sexo masculino. Tem indicação na alopecia androgenética inicial e após transplante de cabelos em alopecia androgenética mais agressivas, na tentativa de estabilização do processo.  Atua inibindo a produção do hormônio responsável pela alopecia androgenética, a dihidrotestosterona. Os efeitos colaterais dessa medicação podem ocorrer, em até 2% dos casos, a nível hepático e testicular. Sua ação ocorre somente durante sua utilização, assim como efeitos colaterais, se houver.

Minoxidil

O Minoxidil é uma medicação que aumentam a irrigação de sangue no couro cabeludo, utilizada topicamente, 2 vezes ao dia.  O efeito colateral dessa medicação são alterações cardiovasculares e aumento de pelos no rosto. Sua ação ocorre somente durante sua utilização, assim como efeitos colaterais, se houver. Pode ser utilizado na alopecia androgenética inicial, após o transplante de cabelos em casos de alopecia androgenética e cicatricial para estimular o crescimento dos fios.

Complexo de vitaminas, minerais e proteínas

A utilização de complexo de proteínas, minerais e vitaminas estimulam o crescimento dos cabelos, pelos e unhas. É administrado em cápsulas utilizados diariamente por via oral. A função hepática deve ser monitorizada rotineiramente. Esse complexo tem ação enquanto estiver sendo utilizado. Podem ser utilizados em todas os casos de alopecia concomitantemente ou não com o transplante de cabelos.

Laser de Baixa Frequência

O laser de baixa frequência, empiricamente, mostra benefício, em relação ao crescimento do cabelo. Em geral utilizado durante 15 minutos em dias alternados. É importante seguir rigorosamente a indicação médica e orientação do fabricante do aparelho. Os olhos devem ser protegidos com uns óculos apropriado ou escuro. Somente aparelhos credenciados pela ANVISA ou FDA devem ser utilizados. Não tem efeitos colaterais e podem ser utilizados em todas os casos de alopecia concomitantemente ou não com o transplante de cabelos.

 Cirurgia da Calvície

É o tratamento cirúrgico de alopecias em couro cabeludo ou outra região que perdeu os pelos de forma definitiva. Consiste na transposição de cabelos de uma região, doadora, para uma região calva. Não se cria pelos ou cabelos e sim os redistribui. Os pelos ou cabelos da região doadora devem ser retirados de uma área segura, que não terá calvície em nenhum momento da vida, perpetuando o procedimento. Há vários tipos de cirurgia da calvície, o médico e o paciente escolherão a melhor técnica para a calvície a ser tratada. Em todas as técnicas o cabelo transferido cai logo após a cirurgia crescendo após 4 a 7 meses.

Tratamento Clínico e Cirúrgico

Em Todos os casos de reconstrução da calvície e transplante de cabelos, os   tratamentos clínicos devem ser realizados. Nas alopecias cicatriciais para estimular o crescimento dos fios e nas alopecias androgenética além de estimular o crescimento dos fios, atrasar a evolução da alopecia androgenética. Podem ser utilizados Minoxidil, Finasterida, Complexo de Nutrientes e Laser de Baixa Frequência. O tratamento deve ser realizado por médico que acompanhara o paciente.

Tratamento Cosmético

Infelizmente há casos de alopecia que a medicina não tem como ajudar o paciente. Grandes perdas de couro cabeludo, doenças diversas que causam a perda total dos cabelos e ou pelos do corpo além da falta de área doadora para uma reconstrução. Outros que desejam volume de cabelo incompatível com a cirurgia de reconstrução capilar ou são avessos a procedimentos cirúrgicos. Nesses casos o paciente pode procurar prótese de cabelos ou micropigmentação.

Prótese de cabelo

Manufaturada industrialmente ou artesanalmente, de cabelos naturais sintéticos ou naturais, inteiras (peruca) ou parciais (prótese), com diversas formas de fixação são uma opção a esses pacientes que não querem ou não podem realizar a cirurgia de reconstrução capilar.

Micropigmentação

A inclusão de pigmentos a nível superficial da pele com micro agulhas acopladas a um demógrafo. Isso mimetiza fios raspados na pele. Há diversas cores de tintas que podem ser utilizados. É um procedimento que pode ser utilizado em cicatrizes alargadas de transplante antigos. A micropigmentação desbota com o sol, a preta geralmente toma um tom azulado, haverá necessidade de novos procedimentos com o tempo. Teste de alergia devem ser realizados antes do procedimento e as agulhas devem ser descartáveis e esterilizadas.

Tratamento Clínico versus Cirúrgico

Dependendo da causa da calvície há um tratamento específico. Por isso é importante a avaliação do paciente. Primeiro saber se a saúde esta bem, quanto tempo ele esta perdendo cabelos ou pelos e se alguém da sua família também tem calvície, exames laboratoriais serão solicitados e se necessário uma biopsia. Depois de ter o diagnóstico da causa da calvície será indicado o tratamento. Podendo ser tratamento clínico, tratamento cirúrgico ou ambos associados. Os tratamentos clínicos são indicados na alopecia transitória, inicialmente tratamos a causa da queda de cabelos e depois o indicamos o tratamento clínico para a estimulação do crescimento dos cabelos ou pelos com medicações. O tratamento clínico também deve ser instituído na prevenção da calvície androgenética, nas alopecias androgenéticas iniciais principalmente em adolescentes. Caso o tratamento clinico não gere mais resultados eficientes, o indicado é a utilização do tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico deve ser recomendado quando houve a morte dos folículos e os cabelos não retornaram, mesmo com o uso das medicações. Para maiores informações sobre tratamento cirúrgico, o transplante de cabelo, clique aqui.

Avaliação online

Saiba qual o tratamento para queda de cabelo e o mais adequado para você.

Fazer avaliação online agora

FAÇA UMA BUSCA PELO SITE

O Cirurgião Capilar

O tratamento na calvície não acaba na cirurgia, nossa equipe é extremamente atenciosa com o paciente, garantindo todo o suporte necessário, antes, durante e depois na cirurgia. DR. SANDRO SALANITRI Especialista em implante capilar

Especialista em implante capilar

ENQUETE

    • Qual a sua maior duvida no transplante de cabelos?

      Carregando ... Carregando ...
  • Qual o seu problema?