Área Receptora

A linha pilosa frontal

Cada tipo de rosto tem um desenho de linha pilosa frontal diferente.

A cirurgia de transplante de cabelos deve imitar a natureza, portanto a linha pilosa frontal deve:

  • Ser levemente assimétrica. Nenhum ser humano tem o rosto totalmente simétrico;
  • Em linha quebrada, levemente sinuosa. Desenhos de linha pilosa frontal reta levam a aspectos artificiais;
  • Respeitar as características sexuais da linha pilosa, que são diferentes no sexo masculino e no feminino. É prudente não cobrir totalmente as entradas em homens e lembrar que conforme o indivíduo envelhece esta entrada aumenta. Na mulher estas características são diferentes, mas também muito importantes;
  • Respeitar o ângulo dos cabelos que já existem no couro cabeludo, transplantando os novos cabelos no mesmo ângulo, ou conforme o desejo do paciente;
  • Se possível reconstruir os triângulos inferiores logo abaixo das entradas. Eles rejuvenescem e dão harmonia ao rosto.
  • Em caso de reconstrução de alopecias traumáticas o desenho de sobrancelhas, bigode e costeletas deve ser bem planejado.

O transplante dos fios

Após a retirada da área doadora as unidades foliculares, 1 fio de cabelo, e famílias foliculares, 2,3 e raros 4 fios de cabelos, independente da técnica FUE ou FUT ou MISTA, são armazenadas sob soro fisiológico resfriado a 4o graus. Após são transplantados na área calva com uma lâmina de 0,5 mm ou agulhas especiais e pinças de microcirurgia, esses instrumentos delicados são importantes para naturalidade e densidade. Tudo feito com lupas cirúrgicas, pois as estruturas são pequenas e delicadas. Quanto menor o furo para colocar os enxertos, menor será a cicatriz residual, consequentemente a cicatriz não ficará evidente a olho nu, além de permitir transplantar vários enxertos por cm2. Os fios de 1 são transplantados, um a um, na linha pilosa frontal, propiciando naturalidade seguidos dos de 2, 3 e 4 fios onde desejamos mais volume. Os cabelos e seus respectivos folículos pilosos são respeitados, ou seja, o transplante não lesa os folículos já existentes. Como os folículos são da própria pessoa não há rejeição, é impossível a utilização de folículos de um doador, eles morrem com o tempo. Implante de fios sintéticos no couro cabeludo, com o tempo, caem e causam processos inflamatórios, não devem ser utilizados. A grande maioria dos enxertos integram, ou seja, pegam e se desenvolvem se a cirurgia for realizada por equipes treinadas e com equipamentos adequados.

Vídeo: a evolução das lâminas

A inclinação dos Fios

As inclinações dos fios devem respeitar a mesma dos fios remanescentes, se estes não existirem o penteado que o paciente guiará o médico na inclinação dos novos fios transplantados. Quanto mais oblíquo for o ângulo dos cabelos transplantados maior será a impressão da densidade dos fios transplantados, isso é chamado de efeito cosmético do transplante, um número menor de fios do que haviam na juventude é suficiente para cobrir a área da pele dando a impressão de diminuir o aspecto da calvície

Densidade x Área Transplantada

Quanto mais concentramos os enxertos em uma determinada área maior será a densidade do resultado. Quanto mais distribuirmos os fios em uma área extensa de calvície menor será a densidade. Portanto deve ser programado e discutido com o paciente a área ser transplantada por sessão e quantas sessões serão necessárias para cobrir totalmente a área calva, isso se o paciente tiver área doadora para tal. A região frontotemporal deve ser reconstruída sempre que possível, pois rejuvenesce a face.

Quantas Sessões

O número de sessões de transplante de cabelos depende do tamanho da calvície, tamanho e densidade da área doadora, desejo do paciente e da técnica empregada para a retirada de unidades foliculares. A Técnica Mista (FUE+FUT) e a que mais rende fio, o FUT vem em segundo lugar e o FUE e a técnica de retirada de área doadora que menos rende fios, em relação ao tempo de cirurgia. Quanto maior for a calvície maior será o numero de sessões para a cobertura da calvície, isso se o paciente tiver área doadora suficiente. A área calva a ser transplantada por sessão de transplante de cabelos e o número de sessões necessária deve ser discutida na consulta antes da cirurgia.

Resultados Naturais

A evolução da cirurgia da calvície foi uma das maiores nos últimos 50 anos, dentro da cirurgia plástica. Isso ocorreu devido a vários fatores. No início eram utilizados punchs (instrumento cirúrgico) grosseiros para a retirada e colocação dos enxertos, os chamados cabelos de boneca. Com o tempo, os pesquisados inconformados com os resultados, primeiros descobriram que os fios poderiam ser separados em unidades e famílias foliculares, tal qual nascem em nosso couro cabeludo, além disso descobriram que utilizando lupas cirúrgicas e estereoscópios podiam executar a cirurgia sem perder nenhum cabelo. Pouco depois, foi criado as microlâminas muito pequenas, de 0,5 mm, o que permitia furos tão pequenos que a cicatriz deixaram de ser vistas a olho nu, permitindo que as unidades e famílias foliculares seja transplantada muito próximas uma da outra, respeitando também a densidade dos fios de cabelos.

O Dr. Sandro, que conta com mais de 2 mil cirurgias de transplante de cabelo e possuí trabalhos científicos sobre transplante de cabelo,  utiliza os procedimentos mais eficientes e modernos para que o resultado do transplante de cabelo tenha uma aparência 100% natural. A começar pelo desenho da linha pilosa frontal, que é o desenho da área receptora que receberá os fios transplantados. O Dr. Sandro e a sua equipe leva em consideração a idade, características do rosto de cada um, tanto em homens como em mulheres, até o transplantar dos fios com a mesma direção dos cabelos originais do paciente, respeitando também o desejo do penteado futuro. No momento do transplante dos fios é considerado também que os fios únicos, unidades foliculares,  seja transplantado na parte frontal e as famílias  foliculares, 2,3 ou 4 fios seja transplantado do meio para trás na área receptora. Com todos estes processos, a técnica de transplante de cabelo torna-se uma verdadeira arte, do seu inicio ao fim, com o Dr. Sandro e a sua equipe.

O transplante de cabelos não é uma cirurgia simples. É um conjunto de detalhes, que tem de ser feito por cirurgião qualificado e especializado, que esteja suportado por uma boa equipe e utilize equipamentos e procedimentos modernos. Além de tudo, o cirurgião deve primar pela excelência e o capricho em cada cirurgia. “O transplante de cabelo não é simplesmente uma questão estética. É uma questão de auto estima. A auto estima é uma valiosa ferramenta da felicidade para os cidadãos. A auto estima , de acordo com a Organização Mundial da Saúde,  é o bem estar bio-psico-social do indivíduo. Por isso, alterar características que não nos agradam ou mesmo corrigir defeitos em nosso corpo, é um direito de cada um dos cidadãos. Então, ao escolher o procedimento de transplante de cabelo, procure um profissional que atue com excelência, segurança e responsabilidade”, Dr. Sandro.

Para conhecer mais sobre o Dr. Sandro, veja seu currículo aqui.

Avaliação online

Saiba qual o tratamento para queda de cabelo e o mais adequado para você.

Fazer avaliação online agora

FAÇA UMA BUSCA PELO SITE

O Cirurgião Capilar

O tratamento na calvície não acaba na cirurgia, nossa equipe é extremamente atenciosa com o paciente, garantindo todo o suporte necessário, antes, durante e depois na cirurgia. DR. SANDRO SALANITRI Especialista em implante capilar

Especialista em implante capilar

ENQUETE

    • Qual a sua maior duvida no transplante de cabelos?

      Carregando ... Carregando ...
  • Qual o seu problema?